o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

A minha foto
Nome:
Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

sábado, julho 08, 2006

PRIVILÉGIOS



Em Julho de 2002 fui passar férias a casa dos meus primos Monsieur LIMA e Madame CECILIA emigrados à 34 anos em Valance, France.
Fui ao casamento de seu filho Michelle com Tereza e ainda inaugurar a piscina deles onde passei três semanas inesquecíveis.
O meu primo como sabia que gostava de rallys resolveu fazer-me uma agradável surpresa e por intermédio de um irmão da PIPO MOTEURS fui visitar as suas instalações, onde eram preparados os motores da Peugeot oficial o 206 WRC do Marcos Gronhom, o Peugeot 306 Maxi da Peugeot Portugal (Carlos Barros) do piloto Adruzilio Lopes.
Actualmente são preparados os Focus do Malcon Wilson do TEAM OFICIAL FORDMOTOSPORT curiosamente com o piloto Markus Gronhom.
Fiquei estupefacto com o nível de preparação das equipes oficiais principalmente com o Banco de Ensaios onde levam os motores ao máximo de rotações até partirem e também dos Tornos a Maquinar Árvores de Cammes, Bielas, Camisas do Bloco, etc. É de um profissionalismo extremo até parecia que estava num Bloco Operatório salientando a limpeza de todos os sectores por onde visitei. Fui proibido de levar a minha câmara digital mas em compensação foi me oferecido um pistão de um 206WRC intacto o qual guardo religiosamente. Foi ainda oferecido uma série de fotos das instalações do interior dos sectores por onde passei e o qual vos apresento: um Banco de Ensaios…
Visita Arrasadora de ficar na minha memória para sempre. Obrigado PIPO MOTEURS

O MAGO DOS RALLYS


De nome Walter Rohl, actualmente com 59 anos de idade, começou por conduzir o carro da sua mãe um Fiat 850 de marcha-atrás perto de sua casa. Aos 16 anos foi para São Cristão do padre da sua paróquia sendo mais tarde seu motorista particular. Aos 21 anos faz estreia nos rallys na sua terra natal precisamente com o Fiat 850 de sua mãe.
Campeão do mundo em 1980 – 1982, conduziu para a Lancia, Peugeot e Audi.
Com o Audi Sport Quattro de grupo B (na altura com mais de 700cv), carro esse que marcou ao vencer Pikes Peak, uma rampa toda em terra com 20km nos EUA E AINDA HOJE DETÉM o recorde da mesma.
Actualmente piloto de testes da Porche o qual desenvolveu o Carrera GT, um exemplo de um gentleman drive com um carisma e potencial de enaltecer.

Coragem, Persistência e Determinação



Meus amigos, o tema que vos trago hoje a este meu blog, como já repararam na foto é o FIA WTCC. Vou escrever sobre propriamente um piloto cuja determinação e coragem é de bradar aos céus, pois bem, nem mais nem menos Alex Zanardi.
O nome aos mais novos talvez dirá muito pouco mas quem anda nestas andanças diz muito.
Pois quis o destino que tivesse um grave acidente e ficasse amputado. Incapacidade essa que não impede de ter excelente feeling e feito ver aos pilotos ditos normais que por não ter as pernas mas sim duas próteses não fica nada a dever a estes, antes pelo contrário.
Ano passado vi-o ganhar à chuva em Inglaterra com BMW 320 SI Itália do Team do Roal Motorsport, todo adaptado, a travar, e a mete-las com tudo no volante. Proeza essa que um Sr. chamado Mário Tysen, patrão e team manager do team oficial, BMW e dos pilotos Andy Priaux e Dirk Muller, que veio ao pódio dar-lhe um grande abraço de felicitações.
Pois bem, a sua incapacidade não o impede de demonstrar que quando a determinação existe nada nos impede de sonhar, exemplo a seguir.

terça-feira, julho 04, 2006

Nascidos para Vencer

Lewis Hamilton

R. Kubica


Hoje o tema que trago a este blog é o futuro da F1.
Pois bem meus amigos e aficionados deste desporto, perdoem-me a expressão até pareço um espanhol a falar.
O futuro da F1 parece-me não estar no Fernando Alonso e companhia mas sim em três jovens lobos de nomes Lewis Hamilton, Inglês jovem de cor e protegido de um Sr. chamado Ronnes Denin desde os 13 anos de idade; Henry Kovalainen, Finlandês protegido de Flávio Briattori e piloto de testes da Renault e um outro Polaco Roberto Kubica piloto de testes da BMW de Mário Tysien. Jovens pilotos de que ouviremos falar por muitos e longos anos.

H. Kovalainen