o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

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Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

quinta-feira, março 13, 2008

ANÁLISE F1 2008


Estando prestes a iniciar-se a nova época do campeonato Mundial F1 na Austrália Melbourne o Post que vos trago neste meu blog é a antevisão do que nos espera ao longo desta nova época.
Com novas alterações impostas pela FIA ( Fim do controlo de tracção e da travagem electrónica, uma ECU unidade controlo electrónico igual para todos os carros, caixa de velocidades deverá durar quatro grandes prémios e motores dois grandes prémios.)
A Ferrari e Kimi Raikkonen parece-me ser a equipe a bater, pois os seus pontos fracos em 2007 as curvas lentas e a passagem sobre os correctores, já fazem parte do passado.
Raikkonen é para já nos testes na época de defeso o piloto que aguenta melhor a degradação dos pneus traseiros, e isso é uma grande mais valia com o fim do controlo de tracção e sem ajuda da travagem electrónica.
Na Mc Laren a diferença técnica quase que é inexistente sendo o carro novo uma evolução do ano passado o MP4 /23 muito bem nascido em todos os pontos, só a falta de experiência de Lewis Hamilton e de Kovalainen em pilotarem sem controlo de tracção e assistência a travagem degradando mais os pneus traseiros jogue contra si e contra a equipe.
A terceira equipe mais competitiva será na minha perspectiva a Williams de Sir Frank o FW 30 é um carro muito bem nascido sem grandes arrojos técnicos, muito fácil de pilotar e fácil de acertar ou seja muito neutro.
A BMW de Mário Tyssen irá ter mais concorrência do que 2007 o F1 08 ao optar por uma aerodinâmica mais extrema passou a ter um aproveitamento mais reduzido e logo mais difícil de acerto do carro, prevendo grandes dificuldades tanto para Kubica como Heidfeld.
Na Renault o R 28 o desenvolvimento do carro tem sido muito lento e dá-me a ideia que a equipe está a passar por uma grande crise de confiança, e mesmo com a chegada de Alonso a confiança em Enstone e diminuta e o jovem Piquet sem experiência na F1 mais não pode fazer .
A Toro Rosso tem sido uma agradável surpresa nos testes realizados o STR 02B será competitivo no inicio de época mais devido á fiabilidade, pois sendo uma formação pequena evoluções só a conta gotas.
A Force Índia ex Spyke com a chegada de Fisichella melhorou mesmo muito o carro do ano passado a nível aerodinâmico sendo de antever uma das maiores surpresas do segundo pelotão sendo capaz de passar a segunda qualificação.
Red Bull com a entrada do mago da F1 Adrian Newey esta formação esta a crescer a olhos vistos a nível aerodinâmico com um novo capot- motor o RB4 esta mais fácil de pilotar sendo o seu maior problema o excessivo consumo dos pneus.
Toyota irá novamente caminhar pelo caminho das pedras o TF 108 e um carro difícil de acertar e pilotar Tim Glock está perdido com o carro Jarno Trulli queixa-se da falta de aderência nos pneus traseiros antevejo sérias dificuldades para esta formação.
As ultimas equipes serão a Honda o RA 108 é um carro com muito apoio aerodinâmico logo será penalizado em velocidade de ponta, terá que trabalhar muito para puder qualificar-se na segunda metade do pelotão, como ano passado.
Na Super Aguri serão os últimos quase de certeza sem ovos não se podem fazer omoletas e o RA 107 não é mais do que o Honda do ano passado, grandes dificuldades para Takoma Sato e Antony Davidson.
Só espero que esta minha antevisão não defraude as minhas expectativas e a de todos os leitores deste Blog
Um abraço Desportivo

quarta-feira, março 12, 2008

BRUNO MAGALHÃES “IMPARAVEL”


Como grande fã dos rallys não poderia deixar de faltar á primeira prova Rally Torrié do novél CPR ( Campeonato Português de Rallys) a nova designação do campeonato nacional de rallys, emitida pela FPAK.
Em boa hora o fiz pois com uma lista de somente 29 inscritos as expectativas eram muito débeis, em relação á compettividade da mesma, mas estas mesmas expectativas saíram completamente goradas, e ainda bem, pois já a muito tempo que não se assistia a uma prova tão competitiva nas varias classes em disputa.
Em termos absolutos previa-se que Bruno Magalhães no Peugeot 207 S 2000 da Peugeot Sport Portugal Total ( A estriar um novo navegador Mário Castro) fosse o favorito á vitoria, vindo-se a confirmar a mesma,vencendo todas as Especiais, mas sem antes passar sérias dificuldades da parte da manha ou abrir as PE “ Provas Especiais” encontrando muita gravilha nos troços logo com grandes dificuldades de aderência, mas isso não o impediu de vencer em termos absolutos, mas com grande luta de Ze Pedro Fontes, quer de Bernardo Sousa.
No grupo N Bernardo Sousa no seu bem preparado Mitsubishi EVO IX da Red Bull foi extremamente competitivo vencendo o Grupo N e segundo á geral mas com uma grande luta com Fernando Peres em carro idêntico ate que a quebra do diferencial dianteiro do carro de Peres deitou tudo a perder.
José Pedro Fontes no Grand Punto S 2000 da Star&You Vodafone perdeu o segundo lugar devido á recusa do motor pegar a saída do ultimo Parque de Assistência sendo penalizado dez segundos, descendo ao ultimo lugar do pódium, no final não deixou de referir que tem que se contar com os Grupo N na face de terra.
Nas estreias Vítor Pascoal no seu Peugeot 207 S 2000 foi uma agradável surpresa entrando com redobrados cuidados ganhando mão ao carro na parte da manhã, andando mais a vontade na parte de tarde, vindo a vencendo a última especial e concluir no quarto lugar absoluto.
Na taça Diesel e Turismo ( Duas rodas motrizes ) Pedro Leal no Fiat Stilo Multiject dos Hotéis Real não deram hipóteses á concorrência, como já nos habituou, vencendo sem quaisquer contestação sobre Francisco Barros Leite no Seat Ibiza da BL Sport.
Quem não teve também concorrência foi Paulo Antunes o campeão em titulo, no Challenge Citroen C2 R2 Total vencendo e convencendo a Challenge. ( Parecendo de uma outra classe).
Em termos organizativos Fernando Baptista do Targa Club edializou uma prova notável, sendo elogiado por todos os concorrentes e público que compareceu em massa as classificativas de Vieira do Minho deste primeiro Rally 2008
Em competitividade ficou provado que por vezes a quantidade não é sinónimo de qualidade, pois as lutas entre classes foi uma constante de principio ao fim do rally, não havendo tempos mortos estando todos participantes sobre pressão competitiva um campeonato que se saúda para bem de todos nós amantes dos Rallys