o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

A minha foto
Nome:
Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

segunda-feira, julho 07, 2008

CAMPEONATO NACIONAL TODO TERRENO


Filipe Campos/Jaime Batista no BMW X3Cross Country da X - Raid de Seven Quandt competição cliente, venceram a dificílima Baja Serra de Monchique, disputada sobre uma canícula onda de calor, pilotos e máquinas sofreram a bem sofrer.
O piloto do Porto ao vencer esta prova sem contestação deu um importante passo rumo ao titulo absoluto, o seu mais directo adversário e até então comandante deste Nobel campeonato, o Tri campeão em titulo Miguel Barbosa/Miguel Ramalho viria a desistir por indisposição física devido ao calor e á dureza do percurso.
Apesar de ter mais de cinquenta anos Filipe Campos passou e “passeou”sobre terras Algarvias sobre invulgar frescura, vencendo com tamanha superioridade, e com este resultado ampliou a sua vantagem de três para treze pontos.
Vindo a ser um sério candidato ao titulo, Campos admitiu no final desta prova que o mais difícil foi gerir o seu andamento no segundo sector diz, que se perde a noção do ritmo imposto e admitiu que levantou o pé em demasia
Miguel Barbosa ao oferecer a Miguel Campos um presente envenenado ao optar por entregar - lhe a vitória no Prólogo fazendo com que este tivesse que a abrir a estrada e limpasse o 1º sector selectivo de sábado e com isso perdesse tempo precioso pois viria a ter que correr mais riscos viria a ser contraproducente como afirmou Filipe Campos vindo a sair beneficiado desta estratégia errada do Campeão em titulo.
Leal os Santos/João Luz um regresso que se saúda foram uns sensacionais segundos classificados no BMW X5 Pioneer Solo Desert Team sendo a sua melhor classificação de sempre no TT .
A fechar o pódio o piloto de Loulé Miguel Farrajota/Nelson Ramos no Proto Rav 4 Depieres foi um digno vencedor depois de vários problemas de aquecimento do motor do seu carro. Igualando a classificação de Macedo de Cavaleiro
Na classe T 2 Rui Sousa/Carlos Silva na Izuzu D-Max do Team Prolama foi uma agradável surpresa ao vencer a sua classe praticamente sem oposição juntando um quarto lugar absoluto
Campos quebrou um jejum de vitórias á quase três anos sendo a sua ultima vitória em Castelo Branco ao comandos da Nissan Pick-Up do Team Prolama, dando aqui um passo importante rumo ao titulo absoluto o seu segundo titulo absoluto o ( 1º foi á precisamente dez anos.)
Um campeonato que volta em Setembro com a Baja Montes Alentejanos após cinco provas decorridas, com uma viragem dos acontecimentos ( sendo até aqui dominada por Miguel Ramalho no seu Proto Dessaude).

quarta-feira, julho 02, 2008

CORRIDA 30 ANOS CAVR



Com uma lista de inscritos extensa ” cerca de três dezenas ” esta última corrida, 41º edição das corridas de Vila Real teve um sabor a nostalgia.Os carros presentes perderam homologação não podendo correr excepto nesta corrida ( extra campeonato)
Carros com uma história competitiva e potentes como o caso do carro do vencedor Carlos Barbot que inscreveu o seu belo Porche 935 Turbo “ Moby Dick “ ex. Interscope com um motor 3.2 litros biturbo de 580 cavalos um carro muito performance e competitivo mas muito difícil de pilotar como admitiu o seu piloto Carlos Barbot.
António Rodrigues no seu “fraquinho Toyota Corola 1600cc” foi segundo classificado “ quase vencendo se não fosse penalizado pelos comissários desportivos a obrigatoriedade de passagem das boxes “ sendo um duro osso de roer para Barbot “( David contra Golias) Joaquim Rino no seu BRC 05 foi o terceiro classificado já a um minuto do vencedor.
Carros como o Audi S2 de António Nogueira um pretendente a vencedor veio a encostar ás boxes com problemas Veloso Amaral no seu Hilman Imp da Liqui- Molly o carro mais fraquinho do pelotão finalizou a corrida assim como José Peres no Ford Sierra Cosworth da Peres Competições um carro com uma longa história para o seu proprietário Fernando Peres.
Armindo Correia também concluiu a corrida num carro com uma longa história competitiva o carro de António Nogueira ( mais um) Rover Vitesse 3500cc .
José Guedes como é habitual lá inscreveu um Porche 924 um carro com uma longa história também competitiva.
Enfim viveu-se neste fechar de pano de corridas de Vila Real a nostalgia de bonitos despiques de tempos passados.
UM BEM HAJA CAVR E AS SUAS BELAS CORRIDAS

terça-feira, julho 01, 2008

CAMPEONATO PORTUGAL RESISTÊNCIA



Pedro Salvador no seu Juno SSE da ARCO deram um recital de pilotagem em Vila Real ao venceram as duas corridas deste campeonato, ao fazer a pole-position a volta mais rápida e batendo o seu tempo, tirando oito décimos de segundos ao seu anterior recorde, e utilizando pneus mais duros que o ano passado, “ Como dizem os Brasileiros fés cabelo unhas e barba”.
No segundo lugar mas já a uma volta do piloto de Chaves ficou a dupla do Radical SR3 Hugo Pereira/Filipe Carrasco que não tiveram argumentos para contrariar a supremacia de Salvador.
Terceiro classificado a duas voltas do vencedor ficou noutro Radical SR3 Joaquim Teixeira, no grupo de turismo venceu nesta primeira corrida António Coimbra no Porche 911 Turbo da Vodafone, sendo vencedor neste mesmo grupo na segunda corrida o imponente Marcos LM de António Nogueira com um quarto lugar absoluto.
Salvador na segunda corrida teve problemas de pressão de óleo levando a que o seu motor atingisse valores de temperatura altíssimos obrigando-o a uma paragem suplementar nas boxes, mas a sua vantagem era já evidente sobre o segundo classificado que pode vencer novamente.
Ao experimentar um rapport de caixa mais longo que o habitual e uma afinação de asa com menos down-force Salvador pulverizou o recorde deste traçado e batendo o recorde de velocidade de ponta atingindo uma velocidade de 237km/h.
Duas belas corridas de 50 minutos cada protagonizadas pelo Campeão Nacional de montanha Pedro Salvador.