o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

A minha foto
Nome:
Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

quinta-feira, março 25, 2010

BERNARDO SOUSA EM ESTREIA




Deu-se inicio ao Campeonato Potugues de Rallys 2010 (CPR) com o Rally Torrié organizado como é habitual pelo Targa Clube de Fernando Batista e sua filha Berta Baptista.
Bernardo Sousa(Berna para os amigos)acompanhado pelo seu novo navegador Nuno Rodrigues da Silva no seu novo Ford Fiesta S 2000 adquirido á M-Sport em estreia nacional venceu esta primeira prova do CPR.
Ao inscrever seu nome na história do Campeonato como o mais jovem piloto a vencer uma prova do CPR apenas com 22 anos.
Desde há 14 anos sem ter qualquer concorrente oficial á partida este Campeonato tem tudo a ganhar em termos competitivos pois serão cinco os galos para mesmo poleiro com hipóteses de inscreverem o seu nome no livro de vitoria do CPR.
O piloto madeirense ao vencer esta prova teve sua doze de sorte dado os problemas de juventude da sua montada (diferencial e direcção assistida)cause que ponham em causa esta justa e sensacional vitória.
Na produção FPAK ao liberalizar os restritores do turbo para 33 mm veio dar uma pitada de sangue novo a estes carros pois estão muito mais competitivos.
Miguel Campos no Mitsubishi EVO X alugado á equipe espanhola RMC foi o que mais incomodou o futuro vencedor mas uma saída de estrada deitou tudo perder.
Pedro Peres (ex campeão do Open)em estreia no nacional foi o piloto sensação provando que a escola do Open é uma excelente escola, sempre muito rápido chegou comandar o rally na Super especial viria ter um furo anulando suas reais hipóteses de um bonito.
Assim o mais directo adversário do Piloto do Team da Quinta do Lorde em termos classificativos passou ser Vítor Pascoal/Mário Castro no Peugeot 207 S 2000.
Ricardo Moura /António Costa no Mitsubishi EVO X de produção foram uns dignos vencedores deste agrupamento só não conseguiram segurar o segundo lugar por terem problemas no turbo do seu carro.
O Campeonato tem tudo para ser um sucesso com ausência das equipes oficiais que vieram a repor a competitividade neste CPR sendo uma mais valia para concorrentes e público.
UM BEM HAJA NOVO CPR

quarta-feira, março 24, 2010

JOÃO BARBOSA VENCE AS 24 HORAS DE DAYTONA




Feito histórico para o automobilismo Português esta vitoria de João Barbosa nas 24Horas de Daytona.
Acompanhado de um Americano Terry Borcheller um Escocês Ryan Dazielie e um Alemão Mike Rochenfeller como companheiros de Team, João Barbosa levaram o Ryley Porche da nova equipe a( Action Express Racing) a esta sensacional e histórica vitória.
Chamado campeonato Grand- Am- Rolex-Sports Car –Séries mais não é que um Campeonato de Sport Protótipos Americano.
Caros amigos não pensem que é um campeonato de menor qualidade em termos competitivos não é o caso não, pilotos como Juan Pablo Montoya, Dário Franchitti, Max Papis, Ricardo Zonta, Max Angelelli e até o nosso Pedro Lamy fazem parte deste Campeonato.
O nosso contemporâneo João já faz carreira neste campeonato há três anos, deixando a equipe Brumos Sport de Hurley Haywood, abraçando um novo projecto
Equipe totalmente nova Action Express Racing sem apoios a nível oficial (PORCHE) pois seu motor Porche V8 é preparado pela Lozano Bros.
É pois de enaltecer esta grande vitoria de João Barbosa o mais experiente dos seus companheiros, sendo o que mais trabalhou para este resultado, que num carro privado e menos competitivo que os Oficiais, bateram as equipes favoritas á vitoria como é caso das Chip Ganasi Racing em Riley BMW com 2 carros e a Sun Trust no nosso Pedro Lamy as favoritas á vitória.
Palavras textuais do piloto de Paços Ferreira (este resultado motiva-nos muito para continuar lutar pelas vitórias só que para isso precisamos do apoio da Porche.)
Palavras de um grande campeão que necessita urgentemente de apoios a nível oficial que mesmo sem apoios vence Daytona .
O MAIOR FEITO DO AUTOMOBILISMO NACIONAL

HÁ GRANDE JOÃO BARBOSA

terça-feira, março 23, 2010

TROFÉU ANDROS






Decorria o ano de 1990 quando o campeão francês de Ralicross Max Mamers juntamente com o dono de compotas (ANDROS) decidiram organizar o que hoje
se chama o Troféu Andros.
Um campeonato de corridas no gelo todo ele organizado em terras Gaulezas Já lá vão 21 anos.
Yvan Muller esse mesmo campeão WTCC em Seat(actualmente piloto da Chevrolet) venceu o troféu nada mais nada menos 10 edições sendo o mais vitorioso neste Troféu mas nomes como professor Alan Prost ex campeão formula 1chegando a este troféu no ano de 2003 sagrando-se Campeão nos anos 2007/2008 em Toyota Aurus oficial.
Nesta 21º edição em que se recomenda este troféu que se encontra de boa saúde com várias marcas em disputa Fiat Punto BMW Serie 1 Renault Clio há mesmo 2 marcas envolvidas nível oficial Skoda com Fabia derivado do IRC Campeã em titulo e a Dacia Duster onde prontifica monsieur Alan Prost.
Jean Philippe Dayraut ex campeão francês de turismo em Skoda Fabia oficial tem sido homem abater sagrando-se campeão pelos dois últimos anos consecutivos não dando hipóteses a Prost que ao longo dos seus 54 anos mantém as suas qualidades intactas como grande piloto que é mas não só de nomes sonantes vive este Troféu pois Olivier Panis ex piloto de formula 1 actualmente correr com Skoda Fabia Oficial, assim como Romain Grosjean ex piloto formula 1 em Renault Clio chegou mesmo vencer a ultima corrida militam neste troféu .
Um troféu que se saúda onde falta de competitividade não e uma palavra vã .

PARA ANO A MAIS…….

BRUNO MAGALHÃES (Irrepreensível)




Sem experiencia de pilotagem na neve e gelo Bruno Magalhães/Carlos Magalhães optaram por uma toada defensiva que veio a criar dividendos á dupla português em estreia no mundial de IRC.
Sendo o objectivo numero 1 do Team Portugal terminar o Rally Monte Carlo face ás grandes dificuldades encontradas pela dupla portuguesa com as florestais de Ardeche ora sem neve no inicio ora com neve ora com gelo nos planaltos dos Colls Franceses.
Bruno ainda teve pela frente ter que abrir as Especiais limpando os troços cronometrados, mais uma grande dificuldade acrescida para quem era inexperiente.
No entanto no final do primeiro dia um sexto lugar premiava a dupla portuguesa face todas as expectativas.
Segunda etape iniciou se azinhaga ao Team Portugal, em face de o Peugeot não ter melhor set - up mais adequado as especiais e principalmente a mudança das troços em termos climatéricos ora com neve ou gelo ou mesmo secos bruno encontrou nesta segunda etape sérias dificuldades descendo duas posições, que mesmo assim não lhe resfriaram lhe os ânimos para a ultima etape.
Mesmo com uma postura defensiva a dupla apoiada pelos seus batedores Nuno Rodrigues Silva e o francês Henrik Lundgaard apostaram em pneus para seco em quando a concorrência apostava com pregos e ai veio ao de cima a pilotagem de Bruno com um excelente quarto lugar geral no mesmo troço (TURINI) onde Sebastien Ogier(o mago do Rally de Monte Carlo) fas mesmo tempo execuo que Sebastien Loeb em WRC.
Um sétimo lugar diria excelente a pontuar 2 preciosos pontos o segundo Peugeot a concluir logo seguido de Stefan Sarrazin objectivo comprido sendo um estreante não se poderia pedir mais , e mis importante uma grande evolução ao longo do Rally.
Parabéns todo Team pelo objectivo comprido pois a dupla esteve impecável mesmo sem experiencia numa prova muito difícil como esta concluindo com carro intacto
PARABENS BRUNO E TEAM PORTUGAL

RALLY DE MONTE CARLO 2010



Olá meus queridos amigos!!!!!!!
Após um ano sabático deste vosso escrivão (afazeres profissionais e não só) volto com as baterias carregadas ou seja no máximo das minhas forças como vosso cronista.
E inicio com esta minha crónica em loco (pois fui um feliz contemplado que me desloquei ao vivo ao Rally de Monte Carlo) com o rally mais carismático do mundo.
Pois bem meus amigos leitores deste meu blog.
Mikko Hirvonen acompanhado do seu actual navegador Jarno Lehtinen na estreia do Ford Fiesta IRC S 2000 do Team Ford Motosport de Malcolm Wilson passearam a sua superioridade sobre os Coles Franceses vencendo e convencendo os seus mais directos adversários sem apelo nem agravo.
Adversários como o ex vencedor do ano passado Sébastien Ogier e Stephane Sarrazin os ponta de lança da Peugeot France nunca pararam de atacar Hirvonen, mas imponderáveis como é normal numa prova desta envergadura vieran a castrar as intenções de Sebastien que o levaram á desistência na noite do Turini (Correa do alternador partida).
O Campeão em titulo IRC Kris Meeke deu uma pálida imagem do que poderia vir a fazer ao sair de estrada no inicio da segunda etape sendo a maior decepção deste Rally.
Assim como Tony Gardemeister um especialista da neve ou não seja um finlandês que cometeu um erro clamoroso ao sair da estrada numa zona de muita neve levando á desistência com sobreaquecimento no motor.
Juho Hanninen/Mikko Markkulano Skoda Fabia IRC da Skoda Motorsport terminou num excelente segundo lugar tal como seu companheiro de Team Nicolas Vouilloz/Benjamin Veillas no terceiro lugar.
O Team Skoda Motorsport poderia ser muito mais competitivos mas más escolhas de pneus dos seus batedores condicionaram as suas provas.
De referir que o Ford Fiesta de Mikko estava calçado com borrachas de outra marca( Pirelli marca oficial WRC) a não oficial BF Goodrich IRC.
Com isto não quero dizer que Fiesta não é competitivo, pois é um carro muito bem-nascido para IRC provando que os técnicos da M-Sport estão no bom caminho do WRC.