o Cousa

Partilhar com todos os Fãs dos desportos motorizados, a experiência dos meus 30 anos por dentro do automobilismo de competição em On line, na minha cadeira de rodas.

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Localização: Gondomar, Porto, Portugal

Tenho duas colaboradoras excelentes neste meu singelo BLOG. Uma é Fotógrafa minha esposa RL KIKAS A outra minha colaboradora a nível de TRATAMENTO DE IMAGENS é minha querida noiva SL Vivian Acosta Rivera As duas o muito obrigado

terça-feira, abril 27, 2010

JOÃO RUIVO VOLTA VENCER CPR2



Se na primeira prova Ruivo foi bafejado pela sorte, mais pelo erro cometido de Adruzilo Lopes desta feita O piloto de Famalicão deu um recital de pilotagem neste Rally Serras do Norte dando provas cabais que é um grande piloto, com um potencial competitivo acima da média. E logo num terreno desfavorável a tracção do seu carro “Terra”.
Francisco Barros Leite no seu Seat Leon TDI foi o primeiro comandante mas problemas de fiabilidade caixa de velocidades levaram piloto do Team Bl Sport á desistência já no Parque fechado.
A partir dai Ruivo só teve que controlar o ataque do seus mais directo adversário neste caso o actual Bicampeão CPR2 Adruzilo Lopes no Clio R3 que ao ter que partir na frente do Fiat Stillo Multiject teve que limpar estrada para Ruivo passar com as devidas consequências que isso acarreta em termos de perdas de tempo ao cronómetro.
João Ruivo /Alberto Silva tiveram a frieza de controlarem o Rally a seu belo prazer não cometendo excessos nem eros muito susceptíveis de se cometer sobre pressão do grande Bicampeão Adruzilo um grande mérito para quem realiza a segunda prova deste Campeonato CPR.
Paulo Antunes no seu C2 R 2 o piloto da casa mais não poderia fazer com um carro menos evoluído mesmo assim realizou tempos dignos de registo pois correu de faca nos dentes ficando impedido de pontuar para o Racing Trophy.

João Ruivo um estreante no Campeonato a dar muito boa conta de si neste escalão maior dos Rallys sendo um sério candidato ao titulo CPR2

BERNARDO SOUSA SOMA E SEGUE


O jovem piloto (apenas vinte e dois anos)natural da madeira deu um autentico festival na arte de pilotar neste segunda prova do Campeonato Português Rallys.
Ao alcançar este segundo triunfo consecutivo BERNA parte com ambições redobradas em direcção ao seu principal objectivo titulo nacional de rallys.
Rebaptizado Rally Serras do Norte numa organização da Demoporto, foi digamos um passeio triunfal do piloto do Ford Fiesta S 2000 da Quinta do Lorde que mesmo com pequenos problemas no seu carro caixa de velocidades e um sensor de óleo não impediram de vencer e convencer com total supremacia neste rally.
Não sendo imune Bernardo possuir melhor carro actualmente em Portugal Fiesta S 2000 trazendo um ritmo competitivo que trazia da Jordânia (sendo uma mais valia )uma prova contar para o campeonato do Mundo aliado a um kit de mãos bem afinadas foram elementos preponderantes para este sucesso sem mácula.
Vítor Pascoal/Mário Castro no Peugeot 207 S 2000 Amarante Rally Team a estrear uma nova evolução do motor foi um segundo classificado sem oposição dos grupo N boys, mas digamos em abono da verdade que foi bastante prejudicado ao abrir as PECs da parte da manha limpando-as para Bernardo voar baixinho.
Miguel Campos no seu Lancer grupo N Evo X alugado e preparado pelos Espanhóis da RMC fechou o pódium e venceu o agrupamento de Produção, a mais não era obrigado já que os caros de Produção tem uma relação peso potencia desfavorável em relação aos S 2000 logo uma travagem mais deficitária, assim como um maior desgaste de pneus handicap primordial para quem quer vencer um Rally á geral.
Pedro Meireles a estrear uma nova navegadora a madeirense Carina Barros (só neste Rally)vindo de trás pra frente depois de uma luta vem acesa com Pedro Peres e Ricardo Moura acabou com a esperemos malapata que o persegue desde ano passado terminando num excelente segundo lugar com seu Subaru Impreza da Produção.

A próxima prova será o Rally de Portugal a verdadeira prova de fogo deste CPR

segunda-feira, abril 26, 2010

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR



César Campaniço no seu bem preparado BMW si deu um recital de pilotagem nesta primeira prova do ETCC (European Touring Car Cup)em Braga.
O piloto da Novadriver demonstrou que apesar de ser um piloto privado tem estofo de Campeão batendo pilotos credenciados como são o caso do favorito o Inglês James Thompson(actual detentor do titulo) um dos cinco melhores pilotos do WTCC este ano apeado do WTCC assim como o Alemão Tomas Engstrom os dois pilotos actualmente Honda Accord.
A primeira manche das duas que compõem esta corrida, César andou em segundo perseguindo Thompson e pressionando este até que, devido a sucessivos ataques Campaniço foi a uma parte suja da pista caindo para um excelente quarto lugar, para termos uma ideia como esta primeira manga foi competitiva vasta referir que os primeiros quatros lugares terminaram a prova apenas separados por um segundo.
Já na segunda manga ai cantou hino nacional com a grelha invertida como é habitual César deixou-se surpreender no arranque pelo Dinamarquês Kristian Poulsen em BMW 320 si mas foi sol de pouca dura o piloto de Lisboa desferiu um fortíssimo ataque relegando este para segundo plano, terminando no lugar mais alto do pódium sendo actualmente vice líder.
Pois Thompson sem andamento competitivo para Campaniço e Poulsen preferiu assegurar um terceiro lugar que lhe garante para já o direito a comandar o campeonato
Ficou provado se é que haverá algo a provar que mesmo com uma estrutura privada com é caso da NOVADRIVE César Campaniço é um piloto competitivo a necessitar de mais ajudas financeiras.
Senhores empresários apostem por favor onde vosso dinheiro terá mais retorno………

segunda-feira, abril 19, 2010

GIACOMO AGOSTINI O GÉNIO



Agostini mais conhecido como “ARGO” no meio do Motociclismo Mundial, iniciou-se nas lides do motociclismo de velocidade no longínquo ano 1964 aos comandos uma Morini 250 cc vindo a vencer o seu primeiro Grande Prémio precisamente um ano depois na Alemanha.
Nos anos de 1968 a 1971 venceu todos os grandes prémios em que participou 69 (sessenta e nove)com a MV Agusta entre a cilindrada de 350cc a 500cc.
Sendo este um dos recordes mais impressionantes de toda história do motociclismo Mundial, um feito inigualável até hoje e impossível de igualar .
Feito conseguido há total supremacia da sua Moto como também o seu maior rival de então Mike Hailwood …THE BIKE…ter rumado á Honda em total desacordo de favorecimento competitivo de Argo do Conde Domenico Agusta.
Giacomo filho de uma família abastada teve um início de carreira difícil pois seu pai não autorizava a correr, contam que Argo convenceu um notário para lhe passar um documento que lhe autorizava correr em ciclismo escondendo o prefixo “ Moto “
Iniciando-se nas Rampas sendo Campeão Italiano de 175cc a 350cc.
Logo na sua estreia no Mundial conclui num excelente 4º lugar com a Morini tendo chamado atenção do Conde Agusta.
No seu primeiro ano os comandos da MV Agusta Argo é vice Campeão em 500cc e perde o titulo de 350cc na ultima prova com um problema mecânico.
O Génio ao longo da sua carreira alcança 159 vitórias 68 na cilindrada de 500cc e 54 em 350 cc e um ultimo titulo em 750cc vencendo sete títulos na classe de 350cc e oito nas 500cc sendo sete consecutivos em 500cc o último já com 33 anos aos comandos de uma Yamaha sendo o primeiro título de uma moto a dois tempos.
Afastado da competição após ter conquistado este inigualável palmarés Agostini converte se a Team Manager vindo a contrata no ano de 1982 uma outra lenda do motociclismo Mundial Graziano Rossi pai de Valentino Rossi…..


Argo um dos maiores talentos do motociclismo disse em 1967…….
Há quem nascesse para ser artista ou poeta, eu nasci para pilotar motos.

domingo, abril 18, 2010

CLASSICOS 1300 VITOR ARAÚJO CANDIDATO



Sem a enchente como é habitual nesta primeira prova da classe dos Clássicos 1300 (ainda estamos na primeira prova deste Campeonato).
Esta primeira prova não defraudou as expectativas para concorrente e o muito público presente no Circuito Vasco Sameiro.
Vítor Araújo no seu Datsun 1200 da EXPRESS GLASS venceram as duas primeiras provas com um factor sorte pois na primeira viu seu mais directo adversário Rui Azevedo ficar com caixa encravada quando seguia na frente desta levando piloto da Trofa á desistência, e João Ramos (neto da Salvador Caetano) com problemas de motor no seu Toyota Starlet viria a claudicar também.
Assim Carlos Abreu apesar de problemas físicos e de sobreaquecimento do motor conclui num excelente segundo lugar no seu Alfa Romeo Sprint Veloce, logo seguido de Fernando Soares que deixou Mini Cooper S para se estrear no Fiat 128S Coupé com alguns problemas de caixa sem segunda velocidade.
Segunda corrida a maior movimentação deu-se de Rui Azevedo em Ford Escort 1300 GT que partindo da 17º lugar iniciou uma recuperação notável até segundo lugar atacando o líder Vítor Araújo mas a entrada do Safety – Car (Óleo Pista) e o escape partido não conseguiu verdadeiramente lograr seus intentos.
Assim tal qual a primeira corrida Carlos Abreu terminou no lugar mais baixo do pódium.

Uma palavra de apreço para a Toyota de Salvador Caetano que ao inscrever 2 Toytas Starlets um em estreia de Álvaro Figueira foi a equipa mais aziaga neste inicio de Campeonato com problemas insolúveis nos motores.
Um Campeonato sendo um exemplo de Classicomania que existe em Portugal que se saúda e acarinha

BEM HAJAM PEQUENOS BÓLIDES

LUIS BARROS DE FIO A PAVIO



Graças ao novo promotor de carros Clássicos ANCAP (Associação Nacional Clássicos Automóveis Portugal) o Campeonato de Portugal Clássicos “recomenda-se” pois se encontra de boa saúde.
Sendo esta 1º prova organizada pelo CAM (Automóvel Clube do Minho teve uma grande sucesso em termos competitivos com lutas constantes entre as várias classes que a compõem
LUÍS Barros no seu bem preparado Ford Escort MK1( A trabalhar que nem um relógio Suíço) não deu confiança aos seus mais directos adversários, e habituais dominadores desta Nobel categoria .
Arrancando que nem uma bala o piloto veterano da Trofa venceu e convenceu nesta primeira e segunda prova da classe rainha de Clássicos, surpreendendo o favorito á vitória e actual campeão Nacional Joaquim Jorge que com um rapot menos indicado que de Barros não tinha mesma velocidade de ponta deste, na recta do Circuito Vasco Sameiro perdendo preciosos segundos.
Carlos Santos no seu Porche 911 RSR ficou logo sem hipóteses de lutar pelo primeiro lugar com problemas na bomba de gasolina concluindo mesmo assim no lugar mais baixo pódio.
Pedro Fins em Lotus Elan 26R venceu entre históricos H71 terminando atrás de Rui Alves em Escort MK1.
A segunda manga foi uma cópia da primeira corrida pois partindo da polé position Luís Barros foi pra frente não dando hipóteses nenhumas aos seus mais directos adversários que ao verem que não tinham competitividade resignarem-se com segundo lugar do piloto do FCP Joaquim Jorge Escort e o terceiro de Carlos Santos em Porche que com os pneus completamente nas lonas não poderia ir muito mais longe, Kiko Mora tal como na primeira manga venceu H 81 no seu Porche 911 RSR.

Emoção não faltou nesta primeira prova da classe rainha de Clássicos

segunda-feira, abril 12, 2010

NOVO CAMPEONATO de PORTUGAL GT



Abrindo as hostilidades em Braga 1 este Campeonato de Velocidade GT tem tudo para ser um enorme sucesso
Idealizado, pensado e organizado por Paulo Ferreira da Sports & You o homem que mais tem desenvolvido nestes últimos anos a velocidade em Portugal (Talvez a pensar num Campeonato Ibérico) Paulo Ferreira nunca escondeu esse seu objectivo.
Para já vamos divulgar apenas primeira prova dentro de portas que decorreu sim com um numero bastante reduzido de carros novos em liça mas que em termos de concorrentes teve bons pilotos inscritos, tornando este campeonato em termos competitivos muito, mas mesmo muito competitivos a fazer fé nesta primeira prova.
Composta por duas rondas esta primeira prova teve a abrir as hostilidades a estreia Nacional do Lamborghini Gallardo GT3 da Lamborghini Lisboa … de Patrick Cunha e José Carlos Ramos que venceram de fio a pavio esta primeira prova, não dando veleidades aos seus mais directos adversários composta por José Pedro Fontes “Campeão PTCC “ e um regresso que se saúda depois de vários anos afastado da competição de Diogo Castro Santos (Grande rival do nosso Pedro Lamy) no Aston Martin DBRS9 Vodafone da Sports & You.
Mas não foram só estes os intervenientes em lutas épicas neste inicio desta primeira ronda, Francisco Carvalho acompanhado de Miguel Ferreira da NGT Motosport no Porche 996 GT 3 RS foram também intervenientes nesta contenda, tal qual António Nogueira e o boss da Vodafone António Coimbra no Porche 996 Turbo que terminaram com uma saída de pista ao fazerem uma ultrapassagem a um concorrente atrasado.
Na segunda ronda domingo saíram vencedores os pilotos da Aston Martin acusados de não terem feito a paragem regulamentar a nível de tempo pela equipa do Lambo tendo esta inclusive feito um protesto aos Colégio de Comissários que não foi considerado, esta dupla venceu sobre o Porche de Nogueira, concluindo no terceiro lugar Ramos sem antes ter feito um tête devido desgaste anormal dos pneus traseiros do Lamborghini.
Um Campeonato que tem tudo para singrar a nível nacional com a estreia na próxima prova do Audi R8 LMS da Novadriver de César Campaniço a fazer dupla com João Figueiredo assim como a promessa de António Nogueira de trazer para as pistas Portuguesas um Corvette.
¬¬¬¬CAMPEONATO NACIONAL VELOCIDADE GT QUE PROMETE

terça-feira, abril 06, 2010

WWW.SAVEAFONSO.COM



Afonso assim se chama!!!!!!
Filho de André Couto Piloto Português radicado á já vários anos em Macau, necessita de urgentemente de ajuda.
Foi-lhe diagnosticada uma leucemia de género raro ao pequeno Afonso, precisando de um transplante de medula óssea compatível com o seu génese.
Infelizmente no seio da sua família não há mingúem compatível.
O site www.saveafonso.com foi criado para ajudar a encontrar um dador, pilotos amigos de André Couto e não só se sensibilizaram para este problema Tiago Monteiro e o Campeão do mundo WTCC Gabriel Tarquini foram os primeiros a darem o pontapé de saída na primeira prova WTCC no Brasil, assim como Andy Priaux, Cristiano Ronaldo t(melhor futebolista do mundo)também um apoiante a esta causa tão “NOBRE”.
É muito simples caros amigos fazerem um teste para saberem se são compatíveis ou não apenas uma pequena colheita de sangue e um pequeno questionário clínico apenas isso e poderemos salvar o nosso Afonso.
Se for compatível apenas será convidado a fazer a sua doação, que consiste em recolher sangue através de ma maquina que separará as células necessárias que o nosso Afonso tanto carece, uma doação indolor e muito simples.
Garanto-lhe amigo dador que se ira sentir compensado emocionalmente durante toda a sua vida ao dar vida a quem muito necessita dela.



VAMOS TODOS CONTRIBUIR PARA NOS SENTIRMOS FELIZES
AJUDANDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, abril 05, 2010

CPR 2 - RUIVO VENCE NO AZAR DE ADRUZILO



Se houvesse uma vitória moral neste inicio de campeonato Rallys do CPR2 (Duas rodas Motrizes 2 Litros)essa vitória iria direitinha para a dupla da ARC Adruzilo Lopes /Vasco Ferreira no Renault Clio R3 que lidaram de fio a pavio esta 1º prova Rally Torrié vencendo oito especiais das doze que compunham este rally.
Mas até lavar os cestos é vindima lá diz o povo e com razão, é que ao cometer um erro de principiante ao entrar na derradeira especial pela esquerda quando deveria entrar pela direita foi penalizado 2 minutos pelo Colégio de Comissários Desportivos vindo com isso entregar a vitória de bandeja a João Ruivo.
João Ruivo/Alberto Silva no seu Fiat Stillo Multiject do Crédito Agrícola em estreia no Nacional de Rallys entraram com uma postura de ataque, não fossem problemas de travões traseiros do seu carro que desequilibravam o seu chassis talvez dessem mais trabalho a Adruzilo Lopes.
Provando que os Diesel são os carros a bater com o seu enorme binário Barros Leite no seu Seat Leon TDI foram os primeiros comandantes até há terceira especial sendo obrigados desistirem com sobreaquecimento no motor.
Paulo Antunes campeão em titulo duas rodas motrizes em estreia no seu novo Fiat Punto S 1600 teve várias adversidades derivadas de seu carro ser uma estreia pelo que ficou por apurar as reais capacidades deste Team.
Assim Ricardo Marques com seu Citroen C2 R2 completou o pódio vencendo o Citroen Racing Trophy.
Uma palavra de apreço para João Ruivo que ao vencer esta sua primeira prova em estreia no CPR veio imiscuir-se a candidato ao título CPR 2.